IPC em revista – edição 1

INSTITUTO DE PATOLOGIA DA COLUNA | DIREÇÃO DR. LUIZ PIMENTA

Ano 01 | Edição 01 | outubro/novembro 2016

V Cominco

Dr. Luiz Pimenta é homenageado como “Líder Global em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna” durante o Congresso Brasileiro realizado em São Paulo. O título foi criado durante o I Cominco para ressaltar a importância de renomados cirurgiões que ajudaram a desenvolver esta especialidade (pág. 3)

Avanços em cirurgia de coluna

Artigo sobre técnica desenvolvida pelo Dr. Luiz Pimenta é considerado o mais importante em rankingde cirurgia da coluna. Vantagens do procedimento incluem menos tempo de internação hospitalar, mobilização precoce, baixa perda sanguínea e rápido retorno ao trabalho

Osteoporose

Novo tratamento é aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) para mulheres em menopausa e homens com alto risco de fraturas

EDITORIAL

Conhecimentocompartilhado

Nas duas últimas décadas, os avanços tecnológicos no campo da medicina possibilitaram a criação de técnicas menos invasivas para cirurgias da coluna. O Dr. Luiz Pimenta, médico-cirurgião e diretor do Instituto de Patologia da Coluna, em São Paulo, é um dos precursores, dentro e fora do Brasil, neste tipo de procedimento inovador que oferece significativos benefícios aos pacientes. Entre as características da cirurgia menos invasiva, que ganharam destaque por se mostrarem eficientes, com resultados superiores às cirurgias tradicionais, estão:


menor tempo de hospitalização, menos complicações pós- operatórias, menor perda sanguínea e menos dor, além de uma recuperação mais rápida.

Com mais de 20 anos de atuação, o IPC tem como missão atender e zelar pela saúde e pelo bem-estar das pessoas, por meio da mais completa estrutura e do qualificado serviço prestado. Esta visão tem como base a perspectiva de que nossas técnicas serão impactadas pelos avanços tecnológicos e se tornarão cada vez mais eficazes para beneficiar pacientes de diversas regiões do país e do mundo.

O Instituto oferece tratamento multidisciplinar, integrado com diversas áreas da medicina e tem em seu quadro médicos prontos para atuar nos diferentes aspectos, como o tratamento clínico, de dor ou cirúrgico, psicólogos e um departamento médico-científico.

“Menor tempo de hospitalização, menos complicações pós-operatórias, menor perda sanguínea e menos dor, além de recuperação mais rápida. Nos Estados Unidos, o acesso lateral já representa 10% da cirurgias de coluna.”

Em um processo contínuo de busca pela excelência nos serviços prestados, todos os anos o Dr. Pimenta e outros profissionais do IPC participam dos mais importantes congressos nacionais e internacionais para acompanhar e debater os principais avanços na área da coluna vertebral. Só em 2016, o diretor do IPC marcou presença como palestrante em seis encontros, que reuniram os maiores expoentes do mundo no assunto.

Representado pelo Dr. Luiz Pimenta, o IPC esteve no Congresso anual da SOLAS Society Of Lateral Access Surgery, que ocorreu em San Diego, e na Spine Summit 2016, na 32ª Reunião Anual da Seção de Transtornos da Coluna Vertebral e Nervos Periféricos, em Orlando, ambos nos Estados Unidos. Estivemos também no 16º Congresso Brasileiro de Cirurgia Espinhal, em São Paulo. Nossa participação neste encontro contou com o Dr. Luiz Pimenta, os ortopedistas Dr. Rodrigo Amaral e Dr. Rubens Jensen, além do biomédico Luis Marchi. Marcamos presença ainda na ISASS 2016 (International Society of the Advancement of Spine Surgery), em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Paralelamente a este evento, o Dr. Pimenta participou da “5K Fun Run”, corrida em prol da IASP (International Advocates for Spine Patients), organização co-irmã da ISASS, cujos fundos são direcionados a tratamentos de coluna de pacientes em todo o mundo. Voamos para a cidade de Yokohama, no Japão, para o 89º Congresso Anual da Associação Japonesa de Ortopedia – JOA 2016, um dos maiores encontros na Ásia, e também prestigiamos a SpineWeek 2016, em Cingapura, que teve como destaque a cirurgia minimamente invasiva da coluna. No congresso, o Dr.

Luiz Pimenta apresentou para cerca de 1.500 cirurgiões internacionais a palestra “Indicações expandidas de XLIF”.

Além de participar destes grandes eventos, o Dr. Luiz Pimenta coordena, há sete anos, o Curso IPC de Coluna, cuja edição de 2016 ocorreu em março, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Na ocasião, os mais importantes cirurgiões de coluna nacionais e internacionais – entre eles Prof. Dr. Jürgen Harms, especialista alemão, considerado o “pai da cirurgia de coluna” – se reuniram para debater os avanços das cirurgias na área da coluna vertebral.

A partir de agora, nossas experiências e conhecimento técnico serão divididos com vocês no IPC em Revista, com publicação bimestral. Nesta edição detalhamos o tratamento desenvolvido pelo Dr. Luiz Pimenta batizado de Acesso Lateral ou XLIF (eXtreme Lateral Interbody Fusion) – procedimento para a coluna lombar, principalmente, por via lateral. Nos Estados Unidos, o Acesso Lateral já é realidade em cerca de 10% de todas as cirurgias realizadas por lá. A técnica tem como objetivo alcançar a coluna de forma mais branda, a fim de evitar danos às estruturas internas do corpo e reduzir os riscos existentes em uma abordagem tradicional pelas costas ou pelo abdômen. Também falamos, nesta primeira edição, sobre prevenção de fraturas osteoporóticas com a ajuda da Teriparatida. Boa leitura!

Os editores

PÍLULAS

Por dentro do IPC

28, 29 e 30 de julho

Dr. Pimenta recebe homenagem no V Cominco

Dr. Luiz Pimenta foi homenageado como “Líder Global em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna”, no V Cominco (Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna), em São Paulo. Este título foi criado por ocasião do I Cominco (realizado em Gramado/RS, em 2008), com o objetivo de ressaltar a importância de cirurgiões que ajudaram a desenvolver esta especialidade – tanto na área de ensino, pesquisa e assistência, quanto na promoção da técnica. Este é mais um reconhecimento ao pioneirismo do diretor do nosso IPC no desenvolvimento das técnicas cirúrgicas menos invasivas para a coluna, no Brasil e no mundo. Ainda na edição do Cominco 2016, o Dr. Luiz Pimenta e o Dr. Rodrigo Amaral, ortopedista do nosso Instituto e presidente da Sociedade Brasileira de Coluna – Regional SP, também ministraram aulas sobre tópicos envolvendo estas técnicas.

28 de junho de 2016

Doutor em Ciências
O biomédico Luis Marchi, membro do nosso IPC, defendeu sua tese de Doutorado. Com o tema “Estudo de Artrodese Lombar Minimamente Invasiva Lateral Transpsoas: Análise de Parâmetros Radiológicos, Afundamento do Espaçador Intersomático e suas Correspondências Clínicas”, a tese foi desenvolvida em conjunto com o IPC, no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

13 a 17 de setembro

XVII AMCICO
Os doutores Dr. Luiz Pimenta e Rodrigo Amaral foram convidados para montar e presidir a Sessão IPC no XVII Congresso Nacional Amcico (Asociación Mexicana de Cirujanos de Columna), em Querétaro, no México.

oie_transparent.png
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019  IPC - Patologia da Coluna - Todos os direitos reservados - Desenvolvido by ANBInfo