• Por IPC

Você sabia existe três tipos de escolioses...


INTRODUÇÃO

A escoliose é uma deformidade rotacional tridimensional complexa envolvendo a coluna nos planos coronal, sagital e axial.

A escoliose degenerativa tem uma prevalência estimada até 64%, e é causa de dor, incapacidade, défices neurológicos e alterações cosméticas significativas, particularmente na população mais idosa.

Recentemente, tem-se vindo a constatar um interesse crescente pela patologia, com o aparecimento de classificações alternativas, e incorporação de novos dados clínicos e imagiológicos na avaliação inicial, com implicações no diagnóstico, tratamento e seguimento destes pacientes. Paralelamente, o avanço das técnicas cirúrgicas e anestésicas tem levado a um aumento nas indicações e complexidade das cirurgias. Com o envelhecimento da população, a atenção à qualidade de vida e aos custos associados com os tratamentos, a escoliose degenerativa torna-se uma preocupação central de saúde pública.


Existe três tipos de escolioses:


Tipo I: Escoliose degenerativa primária ou “de novo”

Localizada sobretudo na região toracolombar ou lombar. Esta desenvolve-se após total maturação do esqueleto, durante a vida adulta. Caracteriza-se por uma degeneração assimétrica dos discos intervertebrais e facetas articulares. O aparecimento da escoliose “de novo” pode ser confirmado por observação de radiografias anteriores do doente.

Tipo II: Escoliose idiopática progressiva

Ocorre sobretudo ao nível da coluna torácica, toracolombar e/ou lombar. Deformidade que se desenvolve antes da total maturação do esqueleto, mas só se torna sintomática durante a vida adulta por razões mecânicas, ósseas e/ou degenerativas [4, 15]

Tipo III: Escoliose degenerativa secundária

a) Escoliose que ocorre no contexto de uma obliquidade pélvica devido a discrepância no comprimento dos membros inferiores, patologia da anca ou uma anomalia na transição lombosacra; localiza-se principalmente na coluna lombar, ou lombosacra.

b) Escoliose secundária a doença metabólica óssea, sobretudo osteoporose, combinada com doença artrítica assimétrica e/ou fraturas vertebrais [4, 15].


#escoliose #escoliosedegenerativa #colunalombar #spine #ipc #patologiadacoluna

Fonte: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-21222013000300004

0 visualização
oie_transparent.png
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019  IPC - Patologia da Coluna - Todos os direitos reservados - Desenvolvido by ANBInfo