• Por IPC

Pós Operatório de Escoliose Idiopática (Dúvidas)




Ainda sentirei dor após voltar para casa?

Depois da liberação para casa você continuará com os medicamentos via oral e poderá ainda sentir alguns quadros dor, esse incomodo tende a ir regredindo aos poucos durante as primeiras semanas após a cirurgia ser realizada.

Posso realizar atividades físicas após cirurgia de escoliose?

Após o procedimento cirúrgico é sim possível realizar atividades físicas, no entanto, elas devem ser liberadas pelo cirurgião e ser executadas conforme o paciente for se sentindo mais confortável. Não existe um plano único, mas quanto mais rápido o paciente vai retornando as atividades do dia a dia, melhor tende a ser a sua recuperação.

Atividades a curto prazo: Caminhadas, exercícios leves e fisioterapia

Atividades a médio prazo: Natação, esportes sem contato praticado com cautela, hidroterapia, musculação leve

Atividade a longo-prazo: Pratica de esportes com mais intensidade, exercícios mais demandantes, musculação

Vou conseguir me mexer após a cirurgia de Escoliose, os pino me deixarão travado(a)?

Há, sim, perda de alguns graus na extensão e flexão máxima da coluna e na rotação da coluna, podendo ser maior ou menor a depender da extensão da instrumentação.

Ou seja, talvez você não consiga mais encostar os dedos nas pontas dos pés, mas ainda poderá se abaixar com tranquilidade. Em alguns casos o paciente nem percebe essa redução na movimentação.

Em quanto tempo poderei voltar as aulas?

Esse retorno se dará conforme o paciente for ganhando confiança para realizar atividades em grupos, tolerar ficar maiores períodos de tempo sentado, entre outros. Geralmente este se dá entre 1-2 após o procedimento cirúrgico.

Caso queira tirar uma dúvida ou contar sua experiência com a cirurgia de escoliose, sinta-se a vontade para comentar abaixo.

#cirugiadecoluna #escoliose #especialistaemcoluna #póscirurgiadecoluna