• Por IPC

Orientações pré-consulta


A avaliação de possíveis problemas na coluna de uma pessoa depende de vários fatores, mas pode ser dividida em clínica eradiológica.

As análises de exames radiológicos, como radiografias (raios-X), ressonância magnética e tomografia computadorizada, são de extrema importância em uma consulta com médicos especialistas em coluna. Através da observação detalhada e respaldada por ampla experiência na área, o médico pode diferenciar patologias com os mesmos sintomas, porém que apresentem causas e tratamentos diferentes, assim recomendando o mais adequado para cada caso. Ainda que seja importante, o laudo destes exames nem sempre aponta de forma exata o que pode gerar os sintomas do paciente, sendo que diferentes estágios das patologias devem ser avaliados pelos especialistas em coluna nas próprias imagens dos exames.

Apesar de importantes, os exames de imagem não são totalmente suficientes para um diagnóstico seguro. É imprescindível que o paciente seja avaliado presencialmente. Nesta análise clínica (anamnese), leva-se em conta o histórico da dor/desconforto do paciente, que envolve o início da ocorrência de dor, a situação em que ela apareceu e como ela evoluiu até o momento. O paciente ajuda na construção do diagnóstico ao relatar como a dor aparece em situações diárias e quais práticas pioram ou melhoram o desconforto. O médico especialista faz outras perguntas específicas dependendo do quadro do paciente e ainda realiza testes clínicos para avaliação de mobilidade, força motora, pontos dolorosos, avaliação de compressão e lesão de nervos, entre outros.

Como dica para uma análise mais correta de seu caso em específico, o paciente deve ser avaliado presencialmente, ocasião na qual seus exames radiológicos mais recentes da coluna vão ser detalhadamente avaliados. Com estas medidas, pode-se chegar a um diagnóstico mais preciso, uma consulta eficaz e um tratamento seguro.

1 visualização
oie_transparent.png
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019  IPC - Patologia da Coluna - Todos os direitos reservados - Desenvolvido by ANBInfo