• Por IPC

Obesidade: o surgimento de problemas na coluna


A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Manter uma alimentação calórica, falta ou ausência de atividades físicas e outros hábitos sedentários são algumas das principais causas para o aumento do peso.

Com os quilos a mais, aumenta-se o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Mas o perigo não está apenas no aparecimento destas doenças.

O sobrepeso traz problemas ao pilar do nosso corpo – a coluna. “Se o indivíduo for mais pesado, mais fraco ele se torna. Porque ao mesmo tempo que ele ganha gordura, ele geralmente perde massa muscular e essa combinação gera uma cascata de eventos”, explica o Dr. Luiz Pimenta, diretor do IPC e neurocirurgião especialista em coluna.

Com o corpo mais vulnerável, a região da coluna sofre um desgaste que pode resultar em hérnia de disco, lombalgia, osteoporose, osteoartrite, artrite reumatoide, doença degenerativa de disco, estenose de canal e espondilolisteses.

Assim, para evitar o surgimento de doenças, é preciso investir em hábitos saudáveis, como exercícios físicos – que devem ser feitos sempre com a supervisão de um profissional que indique a atividade mais adequada.

TAGS: #atividadesfísicas #coluna #Colunavertebral #condicionamentofísico #obesidade #qualidadedevida #saúde

18 visualizações