• Por IPC

O que você sabe sobre deformidades na coluna?


Escoliose, hipercifose e hiperlordose são os tipos mais comuns de desvios na coluna vertebral – as chamadas deformidades. O que você sabe sobre cada uma destas patologias?


As deformidades da coluna vertebral raramente ocorrem num único plano e são geralmente em três dimensões. Muitas vezes, são definidas como uma deformidade de torção tridimensional da coluna vertebral e do tronco e podem ocorrer isoladas ou associadas. Os tipos mais comuns são: cifose, escoliose e lordose.


Quais suas causas?

Os problemas mais recorrentes nessa estrutura são os supracitados: escoliose, cifose e lordose, que podem ou não aparecer juntos, o que gera um problema ainda maior para os pacientes que possuem desvio da coluna vertebral.

Para entender melhor seus tratamentos, é preciso entender o que cada uma dessas alterações significa.


Escoliose

A coluna vertebral apresenta um padrão linear quando vista no plano frontal. Normalmente, quando avaliada no plano lateral, é possível observar duas curvas naturais: para trás na área do tórax é chamada cifose, e para frente na área da lombar é denominada lordose. Quando visto de cima para baixo, todas as vértebras devem estar alinhadas umas com as outras.

Veja também:

https://www.patologiadacoluna.com.br/escoliose


Hiperlordose

Está associada a uma anteversão pélvica e consequentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação. A anteversão pélvica pode estar associada a um desequilíbrio dos músculos abdominal e glúteos, que estão enfraquecidos, e na musculatura lombar que se apresenta encurtada. Já a retificação da lordose lombar, esta associada à retroversão da pelve, originando um costa plana, com diminuição da mobilidade.


A hiperlordose lombar é a mais comum e normalmente está associada a uma anteversão pélvica (inclinação pélvica anterior), pouca flexibilidade e fraqueza abdominal. Já na hiperlordose cervical é possível observar que o pescoço está mais alongado para a frente.


O paciente com hiperlordose lombar apresenta dores no fundo das costas, principalmente após um período longo de pé, fraqueza nos músculos abdominais, abdômen mais anteriorizado com aparência saltada e aumento de celulite nas regiões dos glúteos. O paciente com hiperlordose cervical, por sua vez, possui dor na região próxima ao pescoço, hipercifose, hipertrofia dos músculos posteriores do pescoço e fraqueza dos anteriores.


É importante que o diagnóstico seja realizado precocemente para evitar que as alterações posturais tornem-se mais difíceis de serem tratadas. Sendo assim, é fundamental que um médico seja procurado assim que seja notada qualquer alteração na postura da criança e do adolescente.



Hipercifose

A hipercifose é um desvio postural em que o indivíduo apresenta uma curvatura muito acentuada na região torácica da coluna vertebral.

Os desvios posturais são bastante comuns na população. Suas causas são as mais variadas, que podem ser desde má formação até postura inadequada. Esses desvios são graves e devem ser tratados como problemas de saúde e não apenas como uma condição estética. Podemos citar como desvios posturais a escoliose, hiperlordose e hipercifose.


As causas da hipercifose são variadas e, entre elas, podemos destacar defeitos congênitos, traumas, osteoporose, tumores, infecções e doenças ósseas. Em algumas mulheres, o peso das mamas também pode provocar esse aumento da curvatura da coluna.


O tratamento da hipercifose é, normalmente, fisioterapia convencional, que tem como objetivo fortalecer os músculos, garantir o alongamento peitoral e fortalecer a região abdominal e lombar. Além da fisioterapia convencional, o RPG (Reeducação Postural Global) pode ser recomendado, bem como o Pilates. O exercício físico também é importante no tratamento da hipercifose, especialmente para aquelas pessoas que apresentam pequenas curvaturas.


Para saber mais acesse também: https://www.patologiadacoluna.com.br/post/deformidades-da-coluna


#escoliose #hipercifose #hiperlordose #deformidadesdacoluna


Fontes: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/04/lordose-cifose-e-escoliose-os-desvios-na-coluna-e-relacao-com-exercicios.html#:~:text=As%20deformidades%20da%20coluna%20vertebral,%3A%20cifose%2C%20escoliose%20e%20lordose.

https://www.columbiaspine.org/condition/spinal-deformities/

https://www.spine-health.com/conditions/spinal-deformities



40 visualizações0 comentário