• Por IPC

Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA)

Escoliose é, sem dúvida, uma das grandes representantes das deformidades músculo-esqueléticas. Nos últimos 100 anos, testemunhou-se o nascimento e o amadurecimento do campo do tratamento cirúrgico da escoliose.


Escoliose pode ser classificada etiologicamente em idiopática, neuromuscular e congênita além de casos secundários a patologias não usuais como neurofibromatose, síndrome de Marfan, tumores ósseos (osteoma osteóide, osteoblastoma, cisto ósseo aneurismático, granuloma eosinofílico, hemangioma, sarcoma de Ewing, osteossarcoma), deformidades pós-radiação, osteocondrodistrofia e osteogênese imperfeita.


A escoliose idiopática pode ser classificada de acordo com a idade de sua apresentação inicial em infantil (manifesta-se antes dos 3 anos de idade), juvenil (entre 4 e 10 anos de idade) e adulta (após os 10 anos de idade). Essa definição torna-se importante pelas diferenças encontradas entre os subtipos, tais como distribuição entre os sexos, padrão de curva entre outras. Outros autores tais como Conner, Dickson et. al e Davies e Reid advogam a divisão cronológica da escoliose em de início precoce, sendo uma escoliose significativa que se apresenta em pacientes menores que 5 anos, e de início tardio (maiores que 5 anos) alegando que essa diferença é fundamental na compreensão da limitação da capacidade respiratória do paciente nos casos precoces devido o mal desenvolvimento dos pulmões.


A Escoliose Idiopática do Adolescente é caracterizada por curvatura maior que 10° em pacientes entre 10-18 anos sem causa raiz definida.


Normalmente, a coluna em visão anteroposterior tem a fisiologia normal e é uma linha reta que liga a cabeça ao centro da bacia. No entanto, em casos de escoliose, devido a rotação rotação do tronco, a mesma pode se apresentar em formato de “S” ou em “C” .


A Escoliose Idiopática do Adolescente ocorre em maior número pacientes do sexo feminino



11 visualizações
oie_transparent.png
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019  IPC - Patologia da Coluna - Todos os direitos reservados - Desenvolvido by ANBInfo