• Por IPC

Dicas de como manter a postura correta e evitar lesões trabalhando de casa


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor lombar está entre as 10 principais doenças e lesões

Com a necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitas empresas têm colocado seus funcionários para trabalhar remotamente em casa, modalidade conhecida como home office. Nesse contexto, é preciso estar atento a como manter uma postura corporal adequada durante o trabalho em casa, já que este costuma ser um cenário diferente dos ambientes tradicionais das empresas.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dor lombar está entre as 10 principais doenças e lesões que estão diminuindo a qualidade de vida da população global. Estima-se que a dor inespecífica seja sentida por 60% a 70% das pessoas nas sociedades industrializadas. Além disso, é a principal causa de limitação de atividades e ausência de trabalho em grande parte do mundo.


A dor lombar crônica, que começa com irritação a longo prazo ou lesão nervosa, afeta as emoções dos pacientes. Ansiedade, mau humor e até depressão; além do o mau funcionamento de outros sistemas corporais, como náusea, taquicardia, pressão arterial elevada, estão entre as condições, que podem ser causadas por dores nas costas.


O ideal é ter cadeiras confortáveis, incluindo um estofamento macio ou uma almofada, pois os trabalhadores ficam muito tempo sentados.

A cadeira deve ter altura que quando a gente se senta com a região lombar encostada no fundo, o joelho fique a 90º e os pés apoiados. Embora seja difícil que uma pessoa fique apenas em uma posição, essa é tida como a forma básica. A cadeira pode ter braço ou não, mas se tiver é bom para descansar.

A mesa é importante para colocar o computador, para quem o utiliza, devendo evitar outras posições, como ficar deitado com o laptop na cama ou no sofá. A tela deve ficar na altura dos olhos, para não forçar a coluna cervical. A altura da mesa deve ser tal que não eleve os ombros na hora em que for usar o teclado ou o mouse. Isso dá automaticamente a altura mais confortável. Além disso, é importante a mesa ter uma amplitude suficiente pra acomodar os objetos todos. É bom colocar mais perto de você os objetos que usa mais frequentemente.


https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/dicas-de-postura-para-home-office/

Reunimos algumas dicas para tornar o home office mais confortável e produtivo. Confira abaixo:


Pulsos: Para aliviar essa parte do corpo, o que você terá de fazer são rotações em sentido horário e anti-horário nos dois pulsos. Você pode fazer estas repetições sempre que começar a sentir dores ou entre o final de uma tarefa e o início de outra. 


Braços: Junte as mãos e estique os braços para cima, deixando a postura ereta e o corpo bem elevado. Se mantenha nessa posição por 20 segundos e repita o movimento a cada duas horas (ou no intervalo de tempo que achar necessário). Você também pode variar a direção, fazendo isso com os braços para a frente, pelo mesmo tempo.


Pescoço: Para movimentar o pescoço e aliviar a tensão que geralmente depositamos nesta região, a dica do especialista é começar com movimentos bem suaves. Incline a cabeça, por 5 segundos, para cada lado e repita por 5 vezes. Depois faça o mesmo para frente e para trás e para finalizar faça o movimento de rotação completo nos dois sentidos, duas vezes para cada um deles.


Pernas: Para diminuir toda pressão que as pernas sofrem por ficarem na mesma posição durante horas, você pode realizar um exercício super discreto: estique uma perna até ficar reta e flexione os joelhos para baixo, repetindo o movimento 10 vezes em cada perna. Na última repetição da série, deixe cada um dos membros inferiores esticados por 15 segundos. Além disso, não se esqueça de dar uma caminhadinha pela casa a cada duas ou três horas para ativar a circulação sanguínea.


Panturrilhas: Na hora em que você estiver em pé por algum motivo, junte as pernas, fique na ponta dos pés e, depois volte a posição inicial. Repita isso de 10 a 15 vezes sempre que puder. Com todas essas dicas, com certeza os dias de home office se tornarão mais produtivos e as dores vão ficar para trás.


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Fontes:https://www.istoedinheiro.com.br/teletrabalho-demanda-cuidados-com-postura-equipamentos-e-jornada/

https://www.ibahia.com/saude

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/03/24/interna_ciencia_saude,836210/medicos-criam-serie-de-posturas-para-preservar-a-coluna-durante-home-o.shtml

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