• Por IPC

Cuidados com o Crossfit


O atleta deve se preocupar em treinar flexibilidade e estabilidade, além dos movimentos de força com cargas”, afirma o biomédico.

O Crossfit traz condicionamento físico ao reunir uma série de exercícios que promovem a coordenação e equilíbrio do corpo: levantamento de peso, atletismo, ginástica, entre outras atividades. Mas essa modalidade também requer orientação, cuidados e supervisão.

Nesse tipo de treinamento, segundo o biomédico Luis Marchi, do Departamento Científico do IPC, as lesões mais comuns acontecem no ombro e na coluna lombar. “Elas podem surgir como resultado de um esforço que está sendo feito em um nível diferente do que sua coluna está preparada”, explica.

Por isso, é preciso respeitar o limite do corpo, começar gradativamente e se informar com o profissional que supervisiona a atividade, pois a preparação deve acontecer de forma gradual para proteger a coluna. “O atleta deve se preocupar em treinar flexibilidade e estabilidade, além dos movimentos de força com cargas”, afirma o biomédico.

Marchi ainda alerta que, antes e depois da atividade, recomenda-se o uso dos rolos para massagear os grupamentos musculares e ‘soltar’ a fáscia muscular, ou seja, os tecidos que cobrem os músculos. “Isso evita a contração destes se não estiverem prontos para a ação”, conclui.

TAGS: coluna condicionamento físico Crossfit

0 visualização
oie_transparent.png
  • White Facebook Icon
  • Branco Twitter Ícone
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019  IPC - Patologia da Coluna - Todos os direitos reservados - Desenvolvido by ANBInfo