• Por IPC

Cuidados com a Coluna.

Alongamentos

São práticas de exercícios com o intuito de dar mais flexibilidade/ elasticidade e preservação dos músculos. A prática deles fortalece a musculatura antes e depois de exercícios leves e/ou intensos.

Quando realizamos uma flexão lateral trabalhamos unilateralmente oblíquos do abdômen e músculos extensores da coluna como o Quadrado Lombar e os Eretores Espinhais (Espinhais, Longuíssimo do Dorso e Iliocostal).


Dicas de Alguns Alongamentos



Flexão Lateral do Pescoço

Dores na região do pescoço podem ser causadas por estresse, execução incorreta de um exercício, longos períodos em uma posição inadequada, entre outros. Essa região concentra músculos como o trapézio e o esternocleidomastoideo, responsáveis por manter a cabeça na posição vertical e pelos movimentos executados por ela, que estão constantemente tensionados e praticamente estáticos, o que também pode causar dores. Confira um dos exercícios que podem ajudá-lo(a):


Flexione e segure a cabeça para o lado direito por 10 minutos, faça o mesmo para o outro lado.






Flexão Lateral do Tronco

Exercícios de flexão lateral são importantes para fortalecer não somente músculos anteriores de tronco, mas também os posteriores, além de trabalharem a mobilidade articular.


Estique os braços para cima e una as mãos, deixe as pernas separadas e flexione-se/estique-se o máximo que puder para o lado direito, volte a posição original e faça o mesmo para o lado esquerdo.





Fonte/imagens: https://nit.pt/fit/ginasios-e-outdoor/melhores-exercicios-dores-pescoco/attachment/105141

https://www.mundoboaforma.com.br/7-melhores-alongamentos-para-coluna/

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