• Por IPC

A importância de prestar atenção à postura


Uma dor na nuca, outra na região lombar… Muita gente já sofreu pelo menos uma vez com dores nas costas depois de horas e horas no escritório. No Brasil, esse é um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Segundo dados da Previdência Social, só nos três primeiros meses do ano passado, foram mais de 24 mil casos.

Esse desconforto também é causado pela “informalidade” ao se sentar e pela aparência de estar “relaxado” e ele não afeta apenas a coluna, mas “interfere diretamente na nossa qualidade da vida. As dores – principalmente a lombar – podem provocar irritabilidade, prejuízo na produção, estresse, enxaquecas, dores musculares e articulares, prejuízos na vida social e em alguns casos até de depressão”, alerta o ortopedista do IPC, Dr. Nicholai Pourchet.

Com isso, para evitar que esses problemas apareçam e acelerem o desgaste natural da coluna, é preciso buscar equilíbrio nos quatro segmentos dessa região: cervical, torácico, lombar e sacral. E, para ter uma vida mais saudável, Pourchet lembra que os alongamentos “são fundamentais”.

O ortopedista do IPC recomenda atenção à maneira como você se senta. As costas precisam ficar retas e próximas ao encosto da cadeira; os pés, apoiados no chão. Em relação ao computador, o monitor deve estar posicionado na direção dos olhos, a cadeira ajustada próxima à mesa – como mostra a imagem abaixo (a postura correta é que está à esquerda). E não se esqueça: após longos períodos na mesma posição, é muito bom se levantar e alongar-se para evitar futuros problemas na coluna.

#alongar #coluna #estresse #hábitos #postura #qualidadedevida #Trabalho

4 visualizações