O que trata?
»Abaulamento Discal (ou Protrusão Discal)
» Degeneração Facetária
» Estenose do Canal
» Hérnia de Disco
O tratamento varia conforme o caso. Alguns não necessitam de cirurgia e tem seu tratamento a base de medicamentos e programa fisioterápico, ou seja, uma reabilitação completa da coluna lombar. Já outros são de tratamento cirúrgico, pois levam a danos neurológicos e dor limitante.
Convencionais: A estenose de canal é tratada através da descompressão das partes afetadas. Convencionalmente é feito a abertura da região posterior da coluna, retirando-se toda a parede óssea posterior (lâmina e facetas articulares) do lado afetado. A musculatura posterior é altamente afetada e sua recuperação pode demorar de meses até anos para se recuperar. Utilizam-se parafusos pediculares para a fixação do nível afetado.
Inovadores: Através de tubos dilatadores, chega-se até a parte posterior da coluna sem maiores danos aos tecidos e musculatura posterior. Abre-se uma pequena janela na parede óssea posterior, o que descomprime as estruturas nervosas. Não é necessário a utilização de parafusos e o movimento do nível afetado não é perdido.